Terça-feira, 9 de Dezembro de 2014

Timing na consulta de higiene oral

A higiene Oral em crianças é um dos pilares base responsáveis pela consciência educacional de prevenção de cuidados dentários que permitem uma vida livre de possíveis problemas dentários.

De acordo com os estudos mais recentes, a cárie dentária é a doença infeciosa com maior prevalência entre as crianças sendo que até chegarem ao jardim-de-infância mais de 40% terão lesões de cárie.

As cáries iniciais de criança e outras formas mais severas de cárie podem surgir logo após a erupção dentária, desenvolvendo-se em superfícies lisas e com uma rápida progressão. Deste modo, é importante haver uma consciencialização por parte dos pais para a importância da saúde oral.

Estudos recentes concluem que a melhor estratégia de prevenção deve começar antes da gravidez e ser direcionada aos pais.

Uma educação sobre dieta deve ser explicada aos pais e inclui a cariogenicidade de determinados alimentos e bebidas, o papel da frequência do consumo destas substâncias, e o processo de desmineralização/remineralização.

É importante saber que cáries em dentes decíduos podem afetar o crescimento das crianças, resultando em dor significativa, aumentar o risco a infeções e diminuindo a qualidade global de vida. De facto, existem informações importantes que, em consulta, devem ser explicadas aos futuros pais, tais como: Existem vários meios de transmissão de bactérias responsáveis pela cárie dentária e que não devem ser menosprezados:

Sabia que deve evitar hábitos que pressuponham trocas salivares (partilhar a mesma colher, etc) por forma a ajudar a prevenir a colonização bacteriana.

Sabia que a remoção e tratamento de cáries permite com que a carga bacteriana na cavidade oral baixe e por consequente diminua o risco de transmissão de bactérias à criança que podem desenvolver cárie;

Uma avaliação precoce do risco individual de cada criança deve ser efetuada por forma a evitar a necessidade de posteriores intervenções cirúrgicas.

A avaliação inicial deve definir o risco individual de desenvolver doenças orais, incluindo avaliação de risco à cárie dentária, educar para a higiene oral.

O início dos cuidados de higiene oral da criança deve ser logo após a erupção do primeiro dente (entre 6 e 10 meses) e ser realizado pelos pais.

preventive oral care.jpg

 

 

 

 

 

 

publicado por Linha White às 15:10
link do post | comentar | favorito
|

Este blog mudou de endereço e agora está em http://linhawhite.blogs.sapo.pt.