Terça-feira, 24 de Julho de 2018

O que é a cavitação osteonecrótica (NICO)?

 

 As cavitações osteonecróticas são lesões cavitárias, presentes na mandíbula e/ou maxila. Pode se originar a partir de um trauma como extração dentária, onde se desconsiderou a remoção total do ligamento periodontal; tratamento endodôntico; ou até mesmo de um processo infecioso.

 

O termo mais usado, hoje em dia, nos casos dos ossos maxilares, é neuralgia induzida por cavitação osteonecrótica (NICO), mas esse nome é geralmente reservado para aqueles casos associados à dor facial ou maxilomandibular crônica. Para aqueles sem dor, o termo mais genérico é a osteonecrose maxilofacial (OMA).

 

A cavitação osteonecrótica pode ocorrer em pacientes jovens, por volta dos 18 anos de idade, mas também em faixas etárias superiores, ou seja, dos 40 aos 60 anos, preferencialmente, em mulheres. O diagnóstico geralmente envolve um exame clínico e o emprego de radiografias.

 

O tratamento dessas lesões pode ser cirúrgico, promovendo o sangramento local através de osteotomia, ou osteotomia, dependendo do grau e extensão da cavitação osteonecrótica.

 

Os médicos dentistas não são treinados nem para diagnosticar estas lesões, nem para realizar os devidos tratamentos cirúrgicos. Na White Clinic, temos uma equipa medica competente, especializada, apta a realizar estes tratamentos da melhor forma de maneira a proporcionar o melhor resultado possível.

 

Imagem de um corte da mandibula humana, onde podemos ver a localização da lesão (parte mais escurecida). 

Resultado de imagem para nico osteonecrosis

publicado por Linha White às 12:33
link do post | comentar | favorito

Este blog mudou de endereço e agora está em http://linhawhite.blogs.sapo.pt.